Moral e ética (Post obrigatório) Copiar texto e tarefa no seu caderno
PROF. VANDOYLSON ALVES ED. FÍSICA
A diferença entre ética e
moral
Os termos “ética” e “moral”
são comumente utilizados como sinônimos, mas, embora estejam relacionados entre
si, são dois conceitos distintos. No contexto filosófico, ética e moral são dois
termos que se complementam, mas que possuem a origem etimológica e significados
diferentes.
O que é ética?
A palavra “ética” é
proveniente do grego “ethos”, que significa, literalmente, “morada”, “habitat”,
“refúgio”, ou seja, o lugar onde as pessoas habitam. No entanto, para os
filósofos, este termo se refere a “modo de ser”, “caráter”, “índole”,
“natureza”.
O filósofo Aristóteles
acreditava que a ética é caracterizada pela finalidade e pelo objetivo a ser
atingido, que seria viver bem, ter uma boa vida, juntamente e para os outros. Neste
sentido, pode-se considerar a ética como um tipo de postura e que se refere a
um modo de ser, à natureza da ação humana. Trata-se de uma maneira de lidar com
as situações da vida e do modo como estabelecemos relações com outra pessoa.
Quais são as nossas responsabilidades pessoais em uma relação com o outro? Como
lidamos com as outras pessoas em sociedade? Uma conduta ética pode ser um tipo
de comportamento mediado por princípios e valores morais. A palavra “ética” também
pode ser definida como um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação
do comportamento humano na tentativa de explicar as regras morais de forma
racional e fundamentada. Neste sentido, trata-se de uma reflexão sobre a moral.
Desta maneira, pode-se
afirmar que a ética é a parte da filosofia que estuda a moral, pois reflete e
questiona sobre as regras morais.
O que é moral?
A palavra “moral” é
originária do termo latino “Morales”, que significa “relativo aos costumes”,
isto é, aquilo que se consolidou como sendo verdadeiro do ponto de vista da
ação. A moral pode ser definida como o conjunto de regras aplicados no
cotidiano e que são utilizadas constantemente por cada cidadão. Tais regras
orientam cada indivíduo que vive na sociedade, norteando os seus julgamentos
sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, e as suas ações.
Desta maneira, a moral é
fruto do padrão cultural vigente e engloba as regras tidas como necessárias
para o bom convívio entre os membros que fazem parte de determinada sociedade. A
moral é formada pelos valores previamente estabelecidos pela própria sociedade
e os comportamentos socialmente aceitos e passíveis de serem questionados pela
ética. Pode-se afirmar que, ao falarmos de moral, os julgamentos de certo ou
errado dependerão do lugar onde se está. Por fim, pode-se considerar que a
ética engloba determinados tipos de comportamentos, sejam eles considerados
corretos ou incorretos; já a moral estabelece as regras que permitem determinar
se o comportamento é correto ou não. Se considerarmos o sentido prático, a
finalidade da ética e da moral é bastante semelhante, pois ambas são
responsáveis por construir as bases que guiarão a conduta do homem,
determinando o seu caráter e a sua forma de se comportar em determinada
sociedade.
Ética e Moral no Ambiente Escolar
O presente artigo visa abordar a ética e
a moral no ambiente escolar. Primeiramente, farei uma distinção entre os
conceitos de ética e moral de uma forma bem simples de entender.
Desconsiderando a epistemologia das palavras ética e moral, e dando um sentindo
figurado para que possamos desta forma nos familiarizarmos dentro do contexto.
Ética, tem a ver com o “BOM”, é o conjunto de valores que aponta qual é a vida
boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade. Moral tem a ver com o
“JUSTO”, é o conjunto de regras que fixam condições equitativas de convivência
com respeito e liberdade. No entanto, conviver com o “bom” e o “justo” é um
conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos
indivíduos nas diversas sociedades, e podemos concluir que a moral (Justo)
prevalece sobre a ética (Bom).
Porém, nos dias de hoje a moral na escola
se apresenta através de regras, normas a serem cumpridas, expressas nos seus
Regimentos, Planos de Estudos e Projetos Políticos Pedagógicos. Entretanto, a
escola é o melhor caminho para se discutir questões de ética uma vez que o
âmbito escolar está repleto de possibilidades que evidenciam a ética como
necessária e capaz de permitir um relacionamento “bom” e “justo” entre os
atores educacionais.
Por outro lado, a escola não
necessariamente conseguirá responder todas as questões quando se trata de ética
(justo), nem deverá se considerar fracassada por não conseguir atingir tal
objetivo. Para isso, temos a ajuda dos PCN’s, que nos dá uma referência entre a
ética e moral tendo a intenção de salientar o caráter crítico da reflexão, que
permite analisá-los sempre que necessário. Por fim, entre a ética (bom) e a
moral (justo), não podemos deixar de lado o diálogo sendo este uma prática
possível e viável para a solução dos problemas escolares, onde desta forma a
escola aprenderá no seu dia a dia a trabalhar com as diferenças onde todos os
sujeitos são possuidores de direitos e deveres, sentenciando quem sabe o fim
das desigualdades.
Atividade avaliativa: Moral e ética
1. O que é moral e ética?
2. Cite um exemplo da aplicação da moral em sua vida.
3. Cite um exemplo da aplicação da ética em sua vida.
4. Qual o código de ética específico de sua escola?
5. Comente sobre direitos e obrigações presentes em qualquer código de ética.
6. Relate como se pode ferir a ética em um ambiente escolar, e quais as suas possíveis consequências?
7. No seu dia a dia, descreva um momento em que é possível ferir a ética, sem ferir a moral.
8. Quais as consequências quando você em ato corriqueiro, feri apenas a ética? e que tipo de ato pode configurar apenas ferir a ética?
9. Quais as consequências para atos preconceituosos dentro dos muros da escola? Pode configurar crime tipificado, ou ferir a moralidade coletiva?
10. Cite cinco tipo de crimes que naturalmente acontecem em ambiente escolar, que até então eram "confundidos" com brincadeiras, mas, que agora terão consequências mais graves com o endurecimento das leis no código penal.
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