Moral e ética (Post obrigatório) Copiar texto e tarefa no seu caderno

 



PROF. VANDOYLSON ALVES ED. FÍSICA


A diferença entre ética e moral

Os termos “ética” e “moral” são comumente utilizados como sinônimos, mas, embora estejam relacionados entre si, são dois conceitos distintos. No contexto filosófico, ética e moral são dois termos que se complementam, mas que possuem a origem etimológica e significados diferentes.

O que é ética?

A palavra “ética” é proveniente do grego “ethos”, que significa, literalmente, “morada”, “habitat”, “refúgio”, ou seja, o lugar onde as pessoas habitam. No entanto, para os filósofos, este termo se refere a “modo de ser”, “caráter”, “índole”, “natureza”.

O filósofo Aristóteles acreditava que a ética é caracterizada pela finalidade e pelo objetivo a ser atingido, que seria viver bem, ter uma boa vida, juntamente e para os outros. Neste sentido, pode-se considerar a ética como um tipo de postura e que se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos relações com outra pessoa. Quais são as nossas responsabilidades pessoais em uma relação com o outro? Como lidamos com as outras pessoas em sociedade? Uma conduta ética pode ser um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais. A palavra “ética” também pode ser definida como um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano na tentativa de explicar as regras morais de forma racional e fundamentada. Neste sentido, trata-se de uma reflexão sobre a moral.

Desta maneira, pode-se afirmar que a ética é a parte da filosofia que estuda a moral, pois reflete e questiona sobre as regras morais.

O que é moral?

A palavra “moral” é originária do termo latino “Morales”, que significa “relativo aos costumes”, isto é, aquilo que se consolidou como sendo verdadeiro do ponto de vista da ação. A moral pode ser definida como o conjunto de regras aplicados no cotidiano e que são utilizadas constantemente por cada cidadão. Tais regras orientam cada indivíduo que vive na sociedade, norteando os seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, e as suas ações.

Desta maneira, a moral é fruto do padrão cultural vigente e engloba as regras tidas como necessárias para o bom convívio entre os membros que fazem parte de determinada sociedade. A moral é formada pelos valores previamente estabelecidos pela própria sociedade e os comportamentos socialmente aceitos e passíveis de serem questionados pela ética. Pode-se afirmar que, ao falarmos de moral, os julgamentos de certo ou errado dependerão do lugar onde se está. Por fim, pode-se considerar que a ética engloba determinados tipos de comportamentos, sejam eles considerados corretos ou incorretos; já a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento é correto ou não. Se considerarmos o sentido prático, a finalidade da ética e da moral é bastante semelhante, pois ambas são responsáveis por construir as bases que guiarão a conduta do homem, determinando o seu caráter e a sua forma de se comportar em determinada sociedade.

Ética e Moral no Ambiente Escolar

O presente artigo visa abordar a ética e a moral no ambiente escolar. Primeiramente, farei uma distinção entre os conceitos de ética e moral de uma forma bem simples de entender. Desconsiderando a epistemologia das palavras ética e moral, e dando um sentindo figurado para que possamos desta forma nos familiarizarmos dentro do contexto. Ética, tem a ver com o “BOM”, é o conjunto de valores que aponta qual é a vida boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade. Moral tem a ver com o “JUSTO”, é o conjunto de regras que fixam condições equitativas de convivência com respeito e liberdade. No entanto, conviver com o “bom” e o “justo” é um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades, e podemos concluir que a moral (Justo) prevalece sobre a ética (Bom).

Porém, nos dias de hoje a moral na escola se apresenta através de regras, normas a serem cumpridas, expressas nos seus Regimentos, Planos de Estudos e Projetos Políticos Pedagógicos. Entretanto, a escola é o melhor caminho para se discutir questões de ética uma vez que o âmbito escolar está repleto de possibilidades que evidenciam a ética como necessária e capaz de permitir um relacionamento “bom” e “justo” entre os atores educacionais.

Por outro lado, a escola não necessariamente conseguirá responder todas as questões quando se trata de ética (justo), nem deverá se considerar fracassada por não conseguir atingir tal objetivo. Para isso, temos a ajuda dos PCN’s, que nos dá uma referência entre a ética e moral tendo a intenção de salientar o caráter crítico da reflexão, que permite analisá-los sempre que necessário. Por fim, entre a ética (bom) e a moral (justo), não podemos deixar de lado o diálogo sendo este uma prática possível e viável para a solução dos problemas escolares, onde desta forma a escola aprenderá no seu dia a dia a trabalhar com as diferenças onde todos os sujeitos são possuidores de direitos e deveres, sentenciando quem sabe o fim das desigualdades.





Atividade avaliativa: Moral e ética

1. O que é moral e ética?

2. Cite um exemplo da aplicação da moral em sua vida.

3. Cite um exemplo da aplicação da ética em sua vida.

4. Qual o código de ética específico de sua escola?

5. Comente sobre direitos e obrigações presentes em qualquer código de ética.

6.  Relate como se pode ferir a ética em um ambiente escolar, e quais as suas possíveis consequências?

7. No seu dia a dia,  descreva um momento em que é possível ferir a ética, sem ferir a moral.

8. Quais as consequências quando você em ato corriqueiro, feri apenas a ética? e que tipo de ato pode configurar apenas ferir a ética?

9. Quais as consequências para atos preconceituosos dentro dos muros da escola? Pode configurar crime tipificado, ou ferir a moralidade coletiva?

10. Cite cinco tipo de crimes que naturalmente acontecem em ambiente escolar, que até então eram "confundidos" com brincadeiras, mas, que agora terão consequências mais graves com o endurecimento das leis no código penal.



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