Principais doenças da coluna vertebral

 


Doenças da coluna vertebral: Os principais problemas são:

1. A Hérnia de disco de disco é um problema na coluna que pode acontecer na região do pescoço, tórax ou parte inferior das costas e que surge quando um disco vertebral, localizado entre as vértebras da coluna, se desloca ou se rompe, comprimindo os nervos dessa região.

Como tratar: o tratamento deve ser feito pelo ortopedista que pode indicar sessões de fisioterapia ou RPG e o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor e diminuir a inflamação. Nos casos mais graves, o médico pode recomendar a cirurgia.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

2. O Bico de papagaio, chamado cientificamente de osteofitose, é um problema na coluna causado pela formação de novas estruturas ósseas nas bordas das vértebras e que apresentam uma forma de gancho, parecido com o bico do papagaio. 

Como tratar: o ortopedista pode indicar o uso de analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, ou corticoides, para diminuir a dor e a inflamação. Além disso, a fisioterapia pode ser indicada para ajudar a fortalecer os músculos em volta das vértebras afetadas, e em alguns casos, pode ser necessária cirurgia.

3. A Escoliose é um um problema na coluna onde ocorre um desvio lateral da coluna, que fica em forma de C ou S, levando ao aparecimento de alguns sintomas e sinais ter um ombro mais alto que o outro, um lado do quadril mais inclinado para cima ou dor muscular persistente.

Como tratar: dependendo do grau de desvio na coluna o médico pode recomendar exercícios físicos, fisioterapia ou uso de colete ortopédico. Já nos casos mais graves, em que há um grande desvio da coluna, a cirurgia normalmente é indicada.

4. A Artrose na coluna, também conhecida como osteoartrite da coluna ou espondiloartrose, é um problema na coluna que ocorre devido a um desgaste da cartilagem das vértebras, podendo afetar diferentes regiões como a cervical ou a lombar. 

Como tratar: o tratamento tem como objetivo promover o alívio dos sintomas. Assim, o ortopedista pode indicar o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides injetáveis, fisioterapia ou cirurgia, por exemplo

5. A Hiperlordose é uma curvatura mais acentuada da coluna para dentro, que pode acontecer tanto na região cervical como na lombar, e que pode causar dor ou desconforto no pescoço ou na parte inferior das costas. Esse problema na coluna pode ser causado por má postura, sedentarismo, obesidade ou pelo enfraquecimento muscular progressivo, chamado distrofia muscular. 

Como tratar: o tratamento pode incluir a prática de atividades físicas, como natação ou pilates, para fortalecer os músculos da barriga que dão sustentação à coluna. Também pode ser recomendado pelo médico o tratamento com fisioterapia ou RPG.

6. A Hipercifose, também conhecida como cifose ou “corcunda”, acontece quando a coluna apresenta uma curvatura acentuada para fora, fazendo com que o pescoço, os ombros e a cabeça fiquem muito inclinados para frente, podendo causar dor na parte superior das costas, dificuldades para manter o corpo reto, e em alguns casos, dificuldade para respirar. 

Como tratar: o tratamento varia conforme a gravidade dessa condição e pode incluir a prática de exercícios físicos, fisioterapia ou uso de colete ortopédico. Nos casos mais graves, o médico pode indicar cirurgia para corrigir o desvio da coluna.

7. A Osteoporose é um problema na coluna que ocorre quando os ossos dessa região estão mais fracos e frágeis devido a diminuição da massa óssea, como resultado da diminuição de minerais, como cálcio e fósforo, por exemplo. A osteoporose geralmente não causa sintomas, no entanto, conforme os ossos ficam enfraquecidos, algumas fraturas podem acontecer, causando dor na coluna e no quadril, formigamento e postura curvada, por exemplo.

Como tratar: o tratamento da osteoporose deve ser feito de acordo com a orientação do clínico geral ou ortopedista, sendo normalmente indicado o uso de remédios que preservam a densidade dos ossos, como alendronato e risedronato; suplementos de cálcio e vitamina D; e exercícios físicos.

É aconselhado também manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, para evitar a perda de densidade óssea..

8. A Espondilite anquilosante é uma inflamação crônica da coluna, que ocorre devido a uma fusão ou junção das vértebras da coluna, levando ao surgimento de sintomas como rigidez da coluna, dificuldade de movimentação e dor na coluna, que pode piorar quando a pessoa está em repouso e melhora ao se movimentar e geralmente é pior à noite e pela manhã.

Como tratar: deve-se consultar um ortopedista ou reumatologista para iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, além de técnicas de reabilitação que melhoram a mobilidade e ajudam no controle da dor.

9. A Lombalgia é a dor na coluna lombar, que é a parte final das costas ou "fundo das costas", podendo ser causada por compressão do nervo ciático, má postura, hérnia de disco ou artrose na coluna, por exemplo. 

Como tratar: na maior parte dos casos, a lombalgia melhora em alguns dias com repouso. No entanto, caso não melhore, deve-se consultar o ortopedista para diagnosticar a causa da lombalgia e indicar o tratamento mais adequado que pode envolver o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e, em alguns casos, sessões de fisioterapia.

Quando ir ao médico É recomendado consultar o ortopedista nas seguintes situações:

  • Dor intensa nas costas, que não melhora com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Dificuldade para se movimentar;
  • Dor que dura algumas semanas ou que piora com o passar do tempo;
  • Febre ou calafrios;
  • Dor nas costas após uma queda o lesão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POST 01 2. BIMESTRE (JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS)

Danças populares brasileiras (Ed. Física) 3. Bimestre 2024

4. Bimestre Conhecendo o corpo: Coluna Vertebral