Post 03 Jogos de Tabuleiro: Dominó

 Dominó é um antigo jogo de tabuleiro que pode ser jogado com 2 a 4 pesssoas e envolve 28 peças com números dos dois lados. A ideia, assim como em jogos como Uno, é dar seguimento a peças que são jogadas no centro da mesa e ser o primeiro a se livrar de todas as suas peças. Confira como jogar dominó a seguir.

Dominó é um divertido jogo de tabuleiro com diferentes conjuntos de regras (Reprodução: Kampus Production da Pexels)
A origem dos dominós parece ser chinesa. Na China, o dominó tornou-se um jogo conhecido por volta do ano de 1900, sendo usado, segundo pesquisadores para adivinhações. Há menções de dominós na Europa a partir do século XVIII. Os dominós são populares em um grande número de países. No Brasil o jogo de dominó é bastante conhecido, e sua popularidade é grande entre adultos e crianças.

Alguns estudiosos acreditam que a origem do nome "dominó" vem da expressão latina Domino gratias (graças a Deus), comparando o termo com a gola das vestes dos sacerdotes (pretas e brancas feitas da pele de morsa). No Brasil, o jogo teria chegado com os portugueses no século XVI, transformando-se em entretenimento para os escravos. O dominó usado no ocidente, comumente tem 28 peças, e é chamado de duplo-6. No entanto, existem o duplo-9 e o duplo-12, que são pouco usados. Existem também dominós com figuras, mais usados pelas crianças, facilitando o desempenho do jogo.O número de peças desse jogo varia de um país para outro. O Dominó oriental compõe-se de 21 peças (sendo que é excluído o zero das peças). Já nos Estados Unidos são utilizados dois tipos de dominós com 21 peças e 55 peças (numeradas de 0 a 9).
A riqueza desse material lúdico permite o seu aproveitamento como recurso pedagógico em diferentes níveis de dificuldade. Assim, tanto o material como o jogo de dominó, possibilitam desenvolver uma série de desempenhos em um contexto educacional como o raciocínio lógico e aritmético dos aprendizes. Como o dominó é uma atividade lúdica, compete ao educador investigar o conhecimento que seus educandos tem sobre o mesmo, pois ao jogar se constrói um novo contexto para outras descobertas, que poderão ser utilizadas em recursos complementares.

Através do dominó podemos classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto educacional.
Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o pensamento matemático. Pois nos jogos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, por isso devemos utilizá-los em sala de aula.

O jogo de dominós permite trabalhar contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da aprendizagem e na construção do conhecimento.
Referencias: BORIN-Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática.

Você pergunta "como jogar dominó", a gente tem mais de uma resposta! Há muitas maneiras diferentes, pois as regras variam bastante de acordo com a forma que os participantes aprenderam.

Vale a pena tirar alguns instantes antes da partida começar para ter certeza de que todos estão na mesma página. Como as regras do dominó mudam bastante, também é difícil dizer como jogar dominó bem, mas daremos algumas dicas universais ao final.


Quantas peças por jogador?

Normalmente, em partidas com 2 a 4 jogadores, cada usuário saca 7 peças de uma pilha embaralhada e não deixa que seus adversários as vejam. Há casos em que se joga com menos peças.

Caso haja menos de 4 jogadores, as peças que sobram podem ser removidas do jogo ou se tornarem uma pilha de compra para os participantes pegarem peças quando não tiverem alguma que se encaixe no tabuleiro.
Por padrão, cada jogador saca 7 peças para começar a partida de dominó (Reprodução: Redação Buscapé)

Quem começa?

Aquele que sacar o duplo 6, a peça que tem 6 pontos em cada lado da peça, começa o jogo. Caso nenhum participante tenha sacado o duplo 6, a maior peça dupla ganha o direito de começar. Se não houver peças duplas, o jogador que começa a partida é aquele que tiver a peça de maior valor, como o 6|5, 6|4 e assim por diante.

Também é possível realizar uma etapa extra para decidir quem começará o jogo antes de distribuir as peças. Tudo depende de quais regras do dominó você e seus amigos combinaram de usar.
Normalmente a partida começa por quem tem o duplo 6, outro duplo maior ou a maior peça disponível (Reprodução: Redação Buscapé)

Afinal, como jogar dominó?

A cada turno, um jogador deve colocar uma nova peça no centro da mesa. Quando o duplo 6 é jogado no início, há duas saídas com o número 6. Um jogador pode conectar um 6|4 em uma ponta e outro um 6|2 do outro lado. Após essas duas peças, haverá saídas para o número 4 e 2. O jogador pode escolher por qual ponta continuar o jogo de forma que melhor se encaixe em sua estratégia.A forma mais simples de aprender como jogar dominó é perceber que as peças se conectam pelos seus números (Reprodução: Redação Buscapé)

Como usar duplos?

Nas regras do dominó, há duas normas diferentes sobre o uso de peças duplas. Alguns jogadores os utilizam como uma peça que apenas repete o último número. Por exemplo, se há uma ponta 3 e um duplo 3 é jogado, a ponta continua com uma saída 3.

A segunda forma de jogar, no entanto, determina que cada duplo jogado ramifica o jogo em duas saídas com o mesmo número. Cabe aos jogadores decidirem qual dessas regras do dominó irão seguir. A imagem abaixo ilustra os dois cenários.
No dominó as peças duplas podem ser usadas com uma ou duas saídas dependendo das regras (Reprodução: Redação Buscapé)

Comprar e passar

Quando chega a vez de um jogador e ele não possui peças para dar prosseguimento ao jogo, ele pode comprar da pilha de peças extras, se houver uma. Caso não haja, sua vez pode ser pulada.

No caso de haver uma pilha de compra, normalmente o participante pode tentar comprar uma peça para jogá-la em seguida e, se ela não servir, sua vez é passada.

Mais uma vez, existem várias regras do dominó, e alguns jogadores combinam que o participante precisa continuar a comprar peças até obter uma que possa ser usada.
Quando um jogador não possuir uma peça para dar seguimento à partida, em alguns casos ele pode comprá-las (Reprodução: Redação Buscapé)

Como jogar dominó com a peça zero?

Além dos números tradicionais de 1 ao 6, o dominó costuma ter também um "zero", uma ponta sem número. Normalmente, jogadores conectam o 0 normalmente como se fosse um número comum Neste caso, as regras do dominó não mudam muito.

No entanto, há alguns jogadores de dominó que utilizam o 0 como um coringa para deixar o jogo mais emocionante, já que assim há variáveis maiores na partida.



Como jogar dominó bem?

Normalmente, o objetivo no dominó é controlar o fluxo de um ou dois números. No início da partida o jogador deve analisar suas peças e conferir qual número possui em maior quantidade. Caso o jogador tenha um 4|5, 4|3 e 4|1, pode tentar controlar o número 4 e jogar números diferentes de 5, 3 e 1 para que jogadores gastem seus 4|6, 4|2, 4|0 por falta de opção, forçando compras de peças ou turnos pulados.

Caso esteja jogando com o 0 como coringa, segure o máximo deles para o final do jogo. Se estiver jogando com contagem de pontos, organize suas peças por valor numérico de forma que se livre rapidamente das que podem custar mais pontos. Livre-se de peças duplas cedo, pois elas podem ficar presas em sua mão.


Como são várias as versões das regras do dominó, é interessante que você monte um repertório de estratégias para estar preparado para qualquer modo do jogo.



Atividades de fixação (copiar e responder em seu caderno)

jogo de tabuleiro: dominó

1. Qual é a origem do jogo de dominó?

2. Quais são as regras básicas do dominó?

3. Qual é a peça de dominó mais valiosa em um jogo?

4. No jogo de dominó, o que significa "bater"?

5. Quantas peças são utilizadas em um jogo de dominó tradicional?

6. O que é uma "pedra de ponta" no dominó?

7. Como se chama a jogada em que um jogador não pode jogar nenhuma de suas peças?

8. Quais são as estratégias comuns utilizadas no dominó?

9. Qual é a importância da matemática no jogo de dominó?

10. O que é uma partida de dominó em "jogo aberto"?

11. Como o jogo de dominó pode ser adaptado para crianças?

12. Quais são os benefícios de jogar dominó para o desenvolvimento cognitivo?






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POST 01 2. BIMESTRE (JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS)

Danças populares brasileiras (Ed. Física) 3. Bimestre 2024

Moral e ética (Post obrigatório) Copiar texto e tarefa no seu caderno